domingo, fevereiro 26, 2006

Los Olvidadaos











Deste filme de Buñuel -mexicano, amigo de Lorca e de Dali- Palma de Ouro de Cannes, 2005, para lembrar que há cinema - Muito, tão bom e melhor do que 99% do cinema americano que nos invade. Vamos todos ver os óscares e os oscarizáveis. Por que há pouco cinema para além desse?, será? Ou por não irmos ver o pouco que por cá passa?
Mea culpa,
pois me deixo arrastar pela onda. Ora, esses filmes que olvidamos são em regra geral muito bons, por que, caso contrário, nem cá chegavam. Imaginem o que seria se aplicassem o mesmo critério ao cinema americano! Ficámos com o 1% bom, o que era óptimo: não arriscávamos tantos barretes.

A propósito, vou só lembrar 3 filmes que passaram por cá há pouco e pelos quais se passou como cão por vinha vindimada:

1 - A Dama de Honor (La Demoiselle D'honeur), de Claude Chabrol, uma obcessão (à Match Point) levada ao extremo, louca, tirada de um livro de Ruth Rendell, só podia..., comBenoit Maginel e Laura Smet;

2 - O Sétimo Dia, de Carlos Saura, um filme sobre o ódio. Um ódio irracional, com danos colaterais e tudo. Dois ódios antigos entre duas famílias. Não há bons e maus: todas as personagens são protagonistas nesta saga trágica. Não há actores a enfeitar para fazerem brilhar a special guest star. É um filme, de um grande realizador (Tango, Goya, Ana e os Lobos, Pipermint Frappé e muitos outros.

3 - O Pântano (La Ciénaga) um filme, de Lucrecia Martel, uma realizadora argentina, que mesmo assim se aguentou algum tempo e até voltou à exibição em tempos recentes. O pântano é a situação de uma família da alta burguesia argentina. De facto, aquela casa, aquela piscina, aquele racismo atávico dos hispano-americanos contra os índios tresanda a atoleiro social. Um filme duro de cores dissolutas, como o ambiente, com duas actrizes fenomenais: Mercedes Morán e Graciela Borges.

Para filmes esquecidos, o Coro dos Caídos. Ainda não vai como eu gostava, mas estou à espera que quem sabe cumpra a promessa...


http://ignatz.alojamentos7.com/amandio/ZAfonsoParedesLGoes_CoroCaidos.mp3

Sem comentários: